foto Shirley Fraguas

sábado, 26 de junho de 2010

Brasil 0 x 0 Portugal

Só tenho uma coisa a dizer depois do empate sem gols entre Brasil e Portugal:
Felipe Melo rocks!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bonita camisa, Fernandinho!


Atlético contrata o lateral esquerdo, Fernandinho. Na minha opinião, mesmo vindo do rival, é uma ótima opção para esse time tão carente de bons laterais. E pelo que disse, chega com fome de mostrar serviço e conquistar a torcida.

“Claro que existe a diferença, joguei clássicos e sei. Para mim, é motivo de orgulho estar ao lado de uma torcida que faz a diferença..."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim. O jogo e o tão sonhado campo de batalha da Brahma.

Parece que a torcida da Brahma para que o jogo do Brasil virasse um campo de batalha deu certo. Apesar dos bonitos gols do Fabuloso e do Elano, o que mais chamou atenção no jogo de domingo foram as entradas duríssimas dos jogadores da Costa do Marfim, o cartão vermelho do Kaká, o Dunga esbravejando contra o árbitro e até contra o Drogba, um dos poucos jogadores africanos que não bateram, nem fizeram teatro contra o Brasil. E como se as imagens da pancada que o Elano levou, do jogador simulando uma cotovelada no rosto e causando a expulsão do nosso maior astro, da ajeitada de bola no braço do lindo, mas ilegal, gol do Luís Fabiano, não bastassem, após o jogo o Dunga ainda resolve xingar um jornalista da Globo de cagão porque o cara não quis partir para o confronto. Parece que Dunga ainda não aprendeu que não é apenas um técnico de futebol de quinta divisão, e sim um representante do Brasil perante o mundo. Aliás como técnico nem se pode contestar os números do cara, mas como profissional do futebol, além disso, tem que conviver com a imprensa, os torcedores, os jogadores adversários, os juízes, ou seja, outras pessoas.
Se ele não sabe o que é isso, devia ter optado por ser técnico de time de futebol de botão. Afinal, ninguém obrigou o cara a ser dirigente da seleção brasileira.
Ele deveria saber que os torcedores do mundo inteiro esperam um futebol samba do time verde e amarelo. E que os jornalistas vão questionar suas decisões, pois é isso que o mundo espera da imprensa. Ele deveria saber que os árbitros erram e que os jogadores adversários batem, ou imaginava que perante ao todo poderoso time do Dunga, todos iam simplesmente reverenciá-lo como fazem diante dos reis e ditadores?
Me pergunto, o que deveria esperar desse cara? Outro dia revi na TV a final da Copa de 94. Sabe o que o Dunga, capitão do time, fez ao levantar a taça tão desejada há mais de 30 anos por nós brasileiros? Xingou meia dúzia de palavrões. Foi uma verdadeira ofença ao gesto eternizado por Carlos Alberto na Copa de 70, um beijo na taça. Sinceramente, do Dunga não esperava outra coisa. Mas com todas as forças, eu espero que os jogadores brasileiros, se forem campeões do mundo, se rebelem contra o técnico e passem apenas mensagens de amor na comemoração. Sim que sejam muito cafonas, soa melhor do que selvageria. Que façam como o Cafu com o seu famoso Regina eu te amo, que façam como o Parreira que passou com a taça no meio dos torcedores dizendo que eles podiam tocá-la porque a taça era do povo. Que dediquem a façanha a Deus, a Jesus, ao terreiro de umbanda de Salvador. Que sambem, que pulem e se forem abrir a boca, que seja para sorrir, chorar de emoção ou berrar aquele velho clichê:
- É campeão.

foto de Márcio Rodrigues - BH - www.luminifotografia.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Olha o nome do cara


Uma das principais diversões desta Copa é ficar reparando no nome dos jogadores. Tem cada coisa estranha, como Coentrão de Portugal que parece o aumentativo de um tempero muito usado no norte de Minas, o coentro. Outro bem curioso é Okubo do Japão que poderia ser chamado de Okubo mágico. E o Torrado do México, que deve ter esse nome por passar da conta no banho de sol. Dá uma olhadinha na lista dos mais curiosos

Okubo Japão  
Honda  Japão   
Coentrão  Portugal   
Tshabalala  África do Sul   
Welcome  Honduras     
Bravo Chile  
Torrado  México   
Vela México
Diaby França
Ki King-Woo Coréia do Sul   
Kapetanos Grécia
Odiah Nigéria   
Green Inglaterra   
Bocanegra Estados Unidos   
Halliche Argélia
Pecnik Eslovênia
Mario Gómez Alemanha
Grella Austrália   
Morten Dinamarca   
Choupo Camarões    
Vera  Paraguai   
Wood Nova Zelândia   
Mucha Eslováquia   
Kucka Eslováquia 
Kalou Costa do Marfim 
Tranquilo Suíça



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Se a seleção não dá show, o Pelé salva

Brasil 2 x 1 Coréia do Norte. Jogo de dar sono, Kaká super marcado não pode fazer muita coisa, ainda mais longe da sua forma ideal. Luís Fabiano parece que nem jogou. Robinho era o único a dar lampejos de espetáculo. O que salvou o jogo do Brasil, foram o golaço de Maicon e o nem tão inesperado do Elano, que de vez em quando marca os seus na seleção. Ninguém consegue entender porque uma seleção tão pobre de futebol se dá ao luxo de manter Daniel Alves e Ramires no banco. Enfim, mais um capítulo da era Dunga.
E pra que a gente não fique com sede de futebol bonito, a Vivo mandou bem e nos fez reviver um pouco da mágica Pelé com este belo filme.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tá na hora, BRASIL.

Estreia da seleção brasileira na copa 2010. Brasil x Coréia do Norte.
Expectativa de goleada, de dancinhas para comemorar os gols. A seleção do Dunga está precisando de mais alegria. A gente não quer ver em campo um time de guerreiros. O que o povo brasileiro merece é um grande show dos nossos artistas da bola.